Introdutório IFS em Português 16ª Ed 14-15 Dezembro 2024
2 Day Workshop
–
2 dias
Workshop Introdutório online em Terapia dos Sistemas Familiares Internos.
16ª Edição em Português
Dias 14-15 Dezembro 2024 / Sabado-Domingo.
Falado em Português.
Duração: 2 dias - 10h treino no total
Terá lugar online com apoio de plataformas educacionais.
1º Dia. Sabado 14 Dezembro 2024 - 5h
2º Dia. Domingo 15 Dezembro 2024- 5h
Horário em Lisboa
13h-18:30h
Horário no Brasil
9h-14:30h
PROGRAMA
- Pretende-se oferecer uma visão geral dos fundamentos teóricos e da metodologia IFS, mas sobretudo uma oportunidade para explorar experiencialmente o seu próprio sistema interno.
- Etapas básicas do processo terapêutico serão discutidas, através de apresentações, experienciação, visionamento de demonstrações, e demonstração ao vivo.
- Exercícios experienciais em grupos distribuídos por breakout rooms terão lugar.
Recursos disponibilizados em Plataformas Educacionais após a inscrição:
Materiais de leitura, multimedia.
Disponíveis antes, durante e após o workshop.
Nota: Estes workshops são abertos a profissionais de saude no sentido lato do termo.
.......
Informações
Inscrições | Pagamento
Este Introdutório (16ª Edição) de 2 dias pode ser frequentado por qualquer estudante ou profissional das áreas da saúde.
Valor da Inscrição: 180€
Pagamentos para a Soc Portuguesa de Psicoterapias Coinstrutivistas
IBAN PT50 001000003637687000198
SWIFT/BIC: BBPIPTPL
Cancelamentos:
Em caso de necessitar cancelamento reembolsamos 75% do valor da propina paga.
Trainers
TRAINERS
Aníbal Henriques Completou o treino em Sistemas Familiares Internos pelo IFS-Institute nos níveis 1(Barbara Cargill), 2 ( Michael Elkin e Osnat Arbel), e 3 (Richard Schwartz). Enquanto Partner do IFS-I para a organização de treinos oficiais IFS, realizou em 2018 o primeiro de uma série de treinos oficiais IFS em Portugal, com Barb Cargill, Susan McConnell, e Cece Sykes. Em 2019 e 2020 novos treinos oficiais tiveram lugar, nos níveis L1(Susan McConnel, Osnat Arbel, Pam Krayse), L2 (Frank Andersen) e L3 ( Dick Shwartz). No contexto destes treinos desenvolveu experiência alargada enquanto Program Assistant em treinos internacionais. É supervisando regular de diferentes Lead Trainers nesta abordagem. Tem também contribuído para a edição de publicações IFS em Português, como o Inovações e Elaborações em IFS, com a Editora Coisas de Ler.
É Psicólogo Psicoterapeuta envolvido desde o final dos anos oitenta na formação e treino de psicólogos psicoterapeutas.
Ana Catarina Cunha é Psicóloga clínica e da saúde, com mestrado na área da regulação emocional e pós-graduada em neuropsicologia. Tem vindo a dedicar-se à prática e a realizar treino em IFS, com Bárbara Cargill, Susan McConnell e Cece Sykes. Participou como assistente (Program Assistant) no treino IFS realizado em Portugal com Susan McConnell e Osnat Arbel. Tem integrado as formações e treinos na SPPC em modelos construtivistas - EFT, Terapia da Coerência e Terapias Narrativas, entre outros. No seu percurso profissional tem-se dedicado à área da regulação emocional, da parentalidade, em intervenção com foco na familia e na área do Desenvolvimento.
O que é a Terapia dos Sistemas Internos
A Terapia dos Sistemas Internos recorre à Teoria dos Sistemas Familiares - à idéia de que os individuos não podem ser compreendidos de forma cabal isolados da unidade familiar - para desenvolver tecnicas e estratégias capazes de abordar de forma eficaz temas da comunidade interna ou familiar da pessoa. Trata-se de uma abordagem psicoterapêutica baseada na evidência, que assume a multiplicidade da mente ou seja, que todos dispomos de uma variedade de subpersonalidades ou "partes". E que conhecer melhor cada dessas partes reequilibra o sistema interno.
Do ponto de vista do modelo as alterações ao comportamento que sinalizam a presença de diferentes subpersonalidades não são más notícias. Longe de constituirem necessariamente evidência de patologia extrema por parte do cliente ou incompetência por parte do terapeuta, a presença dessas subpersonalidades são sinais de que o cliente se sente suficientemente seguro para permitir que estas se manifestem. Na IFS, experiências de flashbacks, dissociação, ataques de pânico, resistência ou transferência, são ferramentas usadas pelas diferentes partes, e como tal, indicadores úteis do que é necessário que aconteça em terapia.
Este workshop de 2 dias constitui uma boa oportunidade de conhecer e experimentar um modelo de psicoterapia de vanguarda, útil na pratica clínica do dia a dia, mas em particular como instrumento de acesso às experiências mais difíceis ou traumáticas que ocorrem ao longo do percurso de vida, com enfoque natural nas adversidades da infância e adolescência, períodos de desenvolvimento particularmente críticos em face da manifesta vulnerabilidade ao meio familiar, escolar e social.
Trata-se de um modelo terapêutico que assume como nenhum outro a multiplicidade da mente, recorrendo a este conhecimento da multiplicidade, à autocompaixão e à sabedoria natural e inata de cada, como forma de acolher e transformar subpersonalidades ou partes do sistema que carregam crenças e memórias problemáticas. A IFS é referida por Bessel Van der Kolk no seu Livro “The Body Keeps the Score” como um método profundo e verdadeiramente inovador.
Prática baseada na evidência - A Terapia de Sistemas Internos é reconhecida como prática baseada na evidência, integrando a lista da NREPP nos Estados Unidos.