Apresentação
Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas
A Sociedade é uma Organização Científica constituída em 2005, com o objectivo de divulgar as psicoterapias contemporâneas, experienciais e humanistas de inspiração construtivista, bem como as práticas clínicas melhor fundamentadas e mais inovadoras. A organização, formação e treino de uma rede de profissionais interessados nesta área do conhecimento e respectivas aplicações clínicas é naturalmente uma das suas missões.
Nasceu da necessidade de um espaço de discussão, supervisão e formação, promotor do aprofundamento das teorias e metodologias cognitivistas numa direcção pós-racionalista e construtivista, bem como de abertura a outras correntes que partilham esta matriz metateórica. Conta actualmente com mais de duas centenas de membros, licenciados em psicologia e medicina, na sua maioria membros efectivos da OPP e da OMP.
Desenvolve um conjunto de actividades de divulgação, formação, treino e supervisão na área das psicoterapias e das competências da relação de ajuda.
QUADRO DE SUPERVISORES - A Sociedade disponibiliza um quadro de supervisores séniores de orientação desenvolvimentista e construtivista para o acompanhamento da actividade clínica com crianças, adolescentes e adultos. Decorrem continuamente três Seminários de Supervisão participados por cerca de 35 associados.
ATENDIMENTO À COMUNIDADE - De forma a facilitar uma aprendizagem activa, um Serviço de Atendimento à Comunidade integra também o conjunto de actividades desta Especialização. Os contactos para a marcação de consulta de triagem:
Email: construtivistas@sppc.org.pt
Especialização em Psicoterapia - Protocolo OPP
Uma formação Pós-Graduada já na 13ª edição, e que segue os critérios da EFPA para o Certificado Europeu de Psicólogos Psicoterapeutas, tem sido uma das actividades centrais da Sociedade desde a sua fundação. Em cada semestre têm participado entre 35 e 50 trainees. Modelos contemporâneos, construtivistas e experienciais são a linha orientadora da Especialização. E entre estes recebem atenção continuada as Terapias Narrativas de Re-autoria, a Terapia Focada nas Emoções, a Terapia de Coerência, a Metacognitiva Interpessoal nas Perturbaçõs de Personalidade, e mais recentemente a Terapia dos Sistemas Familiares Internos ou IFS.
ACTIVIDADES À DISTÂNCIA
Esta pós-graduação pode ser frequentada à distância graças a um conjunto de plataformas Educacionais - moodle, canvas e bigbluebutton. Trata-se de actividades "Síncronas e em Tempo Real" ou seja, actividades desenvolvidas não apenas com base em plataformas que disponibilizam recursos bibliográficos e Multimédia a qualquer momento (24h/7d), mas também voz e video, em tempo real com os participantes e intervenientes da especialização. Mais informações para o endereço construtivistas@sppc.org.pt
Como se associar | Que benefícios
Podem inscrever-se na Sociedade licenciados em Psicologia ou Medicina, e alunos finalistas destas áreas.
Ao associar-se, para além da possibilidade de se inscrever em seminários de supervisão, módulos teóricos e à Especialização em Psicoterapia, adquire de imediato:
- Acesso a zonas restritas da página Sppc, como a área de downloads ou outras zonas informativas, através de "login" na conta pessoal
- Acesso às Plataformas Electrónicas e participação livre em algumas das suas actividades calendarizadas e integrados na Especialização: o visionamento de video didácticos, o download de leituras e instrumentos de intervenção e avaliação, participação em diversos exercícios didácticos e de aprendizagem
- Acesso livre a um conjunto de recursos bibliográficos e Multimédia, instrumentos de avaliação e intervenção clínica através de base de dados em Plataforma Electrónica/ à Distância
- Participação livre nos webinares com convidados nacionais e estrangeiros.
- Acesso a "newsletter" periódicas, com informação relevante relativa a actividades da sppc
- Integração progressiva numa comunidade de profissionais que funciona em rede e interajuda
- Dados profissionais promovidos através de directório de psicoterapeutas
Identidade
O que é o Construtivismo
O Construtivismo é uma escola de pensamento referente à natureza da experiência subjectiva, que defende não existir percepção directa de uma realidade objectiva; pelo contrário, a mente do sujeito que percepciona dá forma e constrói de forma activa, ainda que não consciente, a realidade experienciada, e activamente atribui o significado que tal “realidade” parece conter em si mesma. Quando aplicada à psicoterapia, uma das várias implicações do construtivismo é que o terapeuta não possui um conhecimento da realidade objectivamente “correcto” e passível de ser transmitido ao cliente.
Intervenientes na Especialização
Sócios Honorários
Psicoterapias Construtivistas
Sede Social e localização
Área de Recursos e conta pessoal
Atendimento à Comunidade
Recursos
Ligações
Associados
Participantes 2017-18 | 13ª Edição
Encontram-se inscritos na edição 2017-2018 os seguintes associados:
- Ana Catarina Cunha
- Andreia Pacheco
- Ana Tapia
- Ana Rosa
- Ana Rita Torres
- Ana Freire
- Carolina Faria
- Carla Costa
- Cláudia Correia
- Carolina Abreu
- Carolina Chaves
- Catarina Pires
- Catarina Rodrigues
- Cecilia Pereira
- Débora Coutinho
- Edite Saraiva
- Filipa Rouxinol
- Helena Vieira
- Inês Rocha
- Isabel Eusébio
- Isabel Ganhão
- Isabel Ferreira
- Joana Antão
- Jordana Cardoso
- Jorge Fontinha
- Maria Luisa Martins
- Mariana Carvalho
- Marta Alves
- Margarida Serra
- Margarida Marques
- Maja Furlan
- Paulo Guerra
- Pedro Viegas
- Reinaldo Diniz
- Sandra Guerreiro
- Sara Costa
- Sara Silva
- Sara Oliveira
- Sónia Dantas
- Sofia Tavares
- Susana Fonseca
- Vera Barroso
- Vânia Ferreira
- Verónica Afonso